top of page

Eu preciso participar de competições?​


Não é necessário, mas recomenda-se. O Kendō é para o auto-aperfeiçoamento pela conjunção prática/teoria, reflexão e aplicação dos conceitos no dia-a-dia através dos treinos com o manejo da espada. As competições são um meio de interagir com outros Dōjōs de outras regiões, compararem o nível técnico e auxiliar no desenvolvimento. Há pessoas que preferem treinar o Kendō como uma atividade esportiva visando competições e treinam para elevar seu nível técnico e conseguir vitórias. De qualquer forma é optativa a participação.

01

​Há diferentes tipos de Kendō?



Não. O Kendō é um só. A ênfase é que varia de dōjō para dōjō. Há uma diferença no propósito da prática: como esporte, atividade anti-stress e da forma tradicional como arte marcial para o auto-aperfeiçoamento. Percebem-se estas nuances na prática, mas de qualquer forma os princípios são os mesmos em qualquer lugar do mundo. Na Associação Kenyukai de Curitiba, a prática é da forma tradicional, como arte marcial para o auto-aperfeiçoamento.

O que é Kendō? Como é que funciona?

De maneira muito simples, Kendō pode ser entendido como esgrima japonesa. Com sua origem nas técnicas de combate com a espada tradicional japonesa, que foram desenvolvidas ao longo de muitos séculos até se tornar em uma arte de esgrima moderna. Kenshi (o praticante de Kendō) usa uma armadura de proteção, chamado bogu, que é muito semelhante a armadura tradicional do samurai que é utilizada para proteger a cabeça, o pescoço, tronco, mãos / punhos / antebraços e os quadris. A prática do Kendō pode parecer muito intimidante no começo. As pessoas muitas vezes veem o Kendō com um pouco de ansiedade, porque é uma arte marcial de contato, de explosão e velocidade, com o objetivo de golpear o adversário com uma espada de bambu. No entanto, o Kendō é praticado com um conjunto de regras muito rigorosas que devem ser estritamente cumpridas. Esta é uma explicação superficial que não reflete a toda a verdadeira essência do Kendō e as reais conseqüências da sua prática nas nossas vidas, cujo objetivo principal é o auto-aperfeiçoamento.

02

Aprenderei a lutar com espadas como nos filmes?

As pessoas tendem a ter uma incorreta ideia pré-concebida do que é o Kendō ou o que poderia ser. Para tentar desmistificar algumas das crenças mais comuns, Kendō não é como é visto em filmes.

03

04

05

06

07

08

09

10

11

Crianças podem praticar Kendō? E os idosos?​

Sim, podem.  A idade considerada ideal para o início da prática do Kendō é a partir dos oito anos de idade e não tem idade limite. Em relação aos idosos tem-se especial cuidado com o estado físico e a saúde do praticante. Uma avaliação médica é necessária para que se possam estabelecer os limites da prática. Apesar dos treinos serem menos intensos e com certos cuidados, o método de ensino é o mesmo e está enraizada na prática tradicional do Kendō.

​Os treinos são diferenciados para mulheres?

Não existem restrições nem treinos diferenciados para as mulheres. O método e a intensidade de treino são os mesmos. As diferenças biológicas não interferem no desempenho. Mulheres competem de igual para igual com os homens.

 Eu preciso ter um uniforme para iniciar os treinos?

As vestimentas tradicionais não são necessárias nos três primeiros meses de treino. Basta comparecer aos treinos com uma camiseta e uma calça feitos de material que não prendam os movimentos de preferência, o algodão, poliamida, poliviscose. Este período pode ser estendido até o sexto mês. Isto dará tempo para que você descobrir se o Kendō é realmente para você antes de adquirir o uniforme.

Eu preciso ter uma armadura para iniciar os treinos? Quando eu preciso comprar?​

Não é necessário. Novos praticantes precisam desenvolver as habilidades básicas necessárias de manuseio da espada, movimento dos pés, capacidade aeróbica e outras técnicas antes de usar uma armadura. Este período leva de oito meses a um ano e é necessário também para avaliar se realmente o Kendō é para você e um período para providenciar recursos para a compra do material. Uma vez adquirido, o bogu, pode ser usado por vários anos tomando os devidos cuidados. No entanto, é possível emprestar algum da Associação, mas não é garantia da disponibilidade já que há um número limitado e tamanho diferentes.

As pessoas podem se machucar com a prática do Kendō? É seguro?



O uso de uma armadura de proteção, uma espada de bambu flexível (shinai), base técnica adequada e atitudes de respeito e cuidado com nossos companheiros de treino, fazem o Kendō relativamente seguro. No entanto o Kendō é uma arte marcial de contato, explosão e agilidade. Contusões, bolhas e hematomas são possíveis de acontecer e vão acontecer. Como em qualquer atividade de contato, as lesões são possíveis, mas se comparado com outras artes marciais o Kendō tem muito menos e estas estão condicionadas a condições pré-existentes no dia-a-dia do praticante.

Há competições e torneios de Kendō?​

Sim há. Durante o ano, vários campeonatos regionais são feitos além de torneios oficiais realizados pela Confederação Brasileira de Kendō. É uma maneira de encontrar e treinar Kendō com praticantes de outras cidades, estados e até países. Isto contribui e muito para o aperfeiçoamento de nossas técnicas.

Qual o tempo necessário para se alcançar a primeira graduação?​



Para a maioria dos praticantes o tempo necessário é dois anos. Este pode variar de acordo com a aptidão e a dedicação de cada um. Todavia, no Kendō isto não é particularmente importante, pois alguns dos mais experientes e importantes kenshis do Japão nunca se preocuparam em graduar-se mais que Shodan.

O Kendō é uma Arte Marcial de autodefesa?​



Não é. O Kendō foi desenvolvido para o auto-aperfeiçoamento e não para a autodefesa. Em situações de risco recomenda-se seguir as orientações das autoridades policiais locais, manter a calma e não reagir.

12

Perguntas Mais Frequentes

bottom of page